sábado, 13 de março de 2010

Nem tudo é o que parece ser...



Sexta,12/03,fui ao cinema assistir o filme "Ilha do medo".

Pois bem,a sinopse do filme é a seguinte:
------------------------------------------------------------------------------- Considerado uma lenda dentro da Polícia Federal norte-americana, o agente Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) é enviado para o caso mais difícil e misterioso de sua carreira. Ao lado do parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo), ele vai para Shutter Island, um manicômio para prisioneiros perigosos, localizado dentro de uma ilha em que é impossível fugir. Mesmo assim, ele vai investigar o desaparecimento de uma paciente, que sumiu de dentro de um quarto trancado por fora. Para dificultar ainda mais seu trabalho, lá dentro ele está submetido aos protocolos do lugar e tem de seguir todas as regras.
Uma vez dentro do manicômio, Teddy percebe que todos estão escondendo informações importantes para descobrir a verdade. Interrogando pacientes e funcionários da instituição, ninguém parece saber de nada sobre o sumiço da mulher, que assassinou seus três filhos e se recusava a acreditar que eles estavam mortos.
Os mistérios na Ilha do Medo se tornam cada vez mais constantes para a dupla de policiais, principalmente quando Teddy revela ao parceiro sua teoria sobre o lugar, de que ali são feitas experiências psicológicas contra inimigos do Estado.
Com os psiquiatras Cawley e Naehring fazendo de tudo para dificultar as investigações, além de o Dr. Sheehan, médico particular da desaparecida de férias, os policiais precisam quebrar todos os protocolos do local para conseguir algum resultado.
A surpresa, no entanto, é que a presa reaparece como se nada tivesse acontecido. Sem mais motivos para continuar na ilha, mas assombrado por acontecimentos do passado, Teddy decide continuar sua investigação a fundo, até desvendar o que realmente está acontecendo ali. Porém, quanto mais ele descobre, menores são as chances de um dia ele conseguir ir embora.

---------------------------------------------------------------------------------- Vou tentar mais uma vez,com todas as minhas forças não fazer spoilers do filme ok?

Então vamos lá...até agora não consegui enquadrar o filme a nenhum gênero.Li em alguns lugares,que o colocaram como suspense,terror(???)drama e ação.
Talvez seje um filme policial?Seria mesmo?
Assim que vi o trailer,eu jurava que era um suspense, mas não continuo com o mesmo pensamento.
O filme ambientado em 1954,tem todo um clima noir,estilo Hitchcock e algumas cenas de violencia,temática mais uma vez abordada por Martin Scorsese. Brincando com a claustrofobia e os preconceitos em relação a saúde mental, ou a falta dela, retratada nos personagens,Scorsese acaba tocando em muitas questões.
E por falar nele, uma coisa me incomodou(além da música inicial gritante) e que me chamou muito a atenção no filme do titio Marty foram as cenas (principalmente as do inicio do filme)mal editadas.
Pulos de uma cena pra outra sem explicação,cortes muito rápidos,personagens que estão em um certo ângulo e logo mudam totalmente de posição,ou aparecem com objetos que nem estavam com eles a segundos atrás(reparem bem nos cigarros). Seriam porpositais???
Engraçado que isso também aconteceu em outros filmes dele como Os infiltrados e Gangues de Nova York (já assisti também Cabo do Medo e Touro Indomável,mas não me recordo se isso também aconteceu nesses citados).
Continuando...a história envolve muitas questões pessoais do personagem que durante sua estada na ilha reaviva dolorosas lembranças que devem ser muito bem observadas ao longo do filme. Nada dificil de ser entendido,mas que talvez não se prestando atenção a tal fato,a história pode ser tornar confusa,principalmente do meio por final.

Resumindo:A trama é ao mesmo tempo previsível e surpreendente. Um filme que vale a pena ser visto, embora que mesmo assim, pode-se afirmar que o ponto forte do filme é seu maravilhoso elenco.

Um comentário:

Roberto Sena disse...

Olá querida! Quer participar da promoção “Life Behavior te veste de H&M”? Visite o www.lifebehavior.blogspot.com . Desculpe pelo incomodo!